Economia

Tradicional fábrica de tijolos e telhas de Santa Maria está sob nova direção

Deni Zolin

Depois de seis décadas de produção de tijolos, telhas e outros produtos, a Cerâmica Pallotti deixa de ser administrada pelos padres palotinos em Santa Maria. Este mês, a Sociedade Vicente Pallotti anunciou que a fábrica foi arrendada para um grupo da Região Metropolitana e que tem forte tradição no ramo. Com isso, a indústria no Bairro Patronato passou a se chamar Pauluzzi Cerâmicas Santa Maria.

"Enquanto Cerâmica Pallotti, agradecemos pela parceria construída há mais de seis décadas no ramo cerâmico", diz o comunicado enviado a clientes e fornecedores.

Empreendimento que terá 610 apartamentos começa a tomar forma no Centro de Santa Maria

Segundo o padre Alexsandro Miola, os 50 funcionários da Cerâmica Pallotti foram mantidos pela nova empresa, que assumiu a produção. Em Santa Maria, a Sociedade Vicente Pallotti seguirá comandando a Faculdade Palotina de Santa Maria (Fapas), a Gráfica Pallotti e o Colégio Antônio Alves Ramos, além de fazer projetos sociais e atividades religiosas.

O ARRENDAMENTO

A Sociedade Vicente Pallotti alega que está passando por uma reestruturação interna por motivos como: contexto econômico, diminuição do número de membros e um redimensionamento das atividades, segundo as finalidades da entidade. 

Por muito tempo, os palotinos desenvolveram atividades variadas em Santa Maria e região, mas alegam que o momento exige focar em atividades que venham ao encontro de suas finalidades, isto é, na área educacional, cultural e promoção social. Por isso, os palotinos continuarão à frente das instituições de ensino citadas acima e das atividades nessas áreas sociais.

Nacional da Medianeira terá cancelas e cobrança por estacionamento

Apesar de terem vendido a unidade da Gráfica Pallotti de São Leopoldo em 2016, os palotinos garantem que não têm intenção de vender a gráfica aqui de Santa Maria. Porém, desfazer-se da administração da fábrica de cerâmicas faz total sentido nesses tempos atuais, em que as empresas têm de se focar naquilo em que é sua missão: no caso dos palotinos, é educação e projetos sociais.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Prefeitura emite alvará sanitário provisório para agilizar processos

Próximo

Aberta consulta do 2º lotes de restituição do IR

Economia